terça-feira, 15 de maio de 2012

PARCEIROS DO MEIO AMBIENTE CELEBRAM O DIA DO PAU-BRASIL NO CIEP 424 PEDRO AMORIM


Árvore símbolo nacional, o Pau-Brasil originou o nome do país e foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses em terras brasileiras. Por sua importância, foi instituído o dia 3 de maio como o Dia do Pau-Brasil. A data foi mais uma vez lembrada pelo CIEP Brizolão 424 Pedro Amorim, escola engajada com as causas ambientais e localizada em Visconde de Itaboraí. A comemoração contou com exposição de fotos, discurso de ambientalistas, plantio de novas mudas e abraço simbólico nas árvores que completaram 2 anos de vida.

Abrindo a celebração, uma exposição de fotos da festa do primeiro aniversário das primeiras mudas plantadas e dos trabalhos realizados pelos alunos. Após a execução do Hino Nacional, foi realizada uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo ambientalista Arthur Prohmann. Em seguida, foi dado um “abração” nas “arvorezinhas” que já produzem sombra. Para finalizar, o clássico "Parabéns para você", em homenagem ao aniversário de dois anos dos pés de Pau-Brasil.


Aproveitando a oportunidade, o ex-subsecretário do Meio Ambiente de Itaboraí e atual Sub Comandante da Guarda Municipal Ambiental de Tanguá, Heleno de Jesus Cruz, proferiu algumas palavras para os alunos, ressaltando a importância do envolvimento de todos na preservação do Meio Ambiente. Além das pessoas citadas, o evento contou ainda com a participação da animadora cultural, da coordenadora pedagógica, dos professores, dos alunos, dos amigos da escola sob o comando da professora de Ciências, Josiane Almeida. 

Em razão da comemoração do Dia do Pau-Brasil, cujo plantio das primeiras mudas fez parte do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar e da proximidade da Conferência Rio+ 20, a ActionShop, em parceria com a ONG Meu Querido Pau Brasil, celebrou pela segunda vez esta importante data no CIEP 424 Pedro Amorim. Por considerarem a abordagem sobre o Meio Ambiente fundamental na educação infantil, o Dia do Pau-Brasil será sempre lembrado através destas celebrações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!