O trabalho do turno da tarde seguiu-se a encaminhamentos como: formação de grupos de trabalho, contando com a representatividade do 1º, 2º e 3º setores da sociedade, com vistas a confecção de uma carta proposta para que Itaboraí organize o 4º Encontro de Centros de Educação Ambiental e cartas que apontem a problemática relacionada a falta de recursos específicos aos fóruns de Agendas 21 Locais, com solicitação de posicionamento por parte dos governos das esferas Federal, Estadual e Municipal.
Também foram retirados nomes para compor o GT do Fórum, com vistas ao acompanhamento no projeto de capacitação e utilização em Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) nos laboratórios de informática, na FACNEC de Itaboraí.
Posteriormente à criação dos GT's acima, os participantes do Seminário realizaram a leitura das metas que constam no Plano Municipal de Educação, no item Educação Ambiental, no que concerne à criação do Centro de Educação Ambiental em Itaboraí, fazendo ajustes às já existentes e criando novas metas condizentes a situações atuais da cidade.
Esse movimento foi apenas um exercício diagnóstico inicial na estrutura documental/legal existente na cidade. Posteriormente, a construção do referido projeto será ampliado, de modo que o CEA de Itaboraí, dentro da discussão da Rede CEAs, venha atender aos principais anseios das comunidades e demais setores sociais do município.
O dia foi marcado com intensa troca, possibilitado por um quadro considerável de parceiros locais e apoios governamentais Estadual e Municipal.
Infelizmente, também marcado por situações inesperadas e de constrangimento pela falta do cumprimento acordado por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com um membro do Fórum da Agenda 21 Local; que seria responsável pelo transporte de 3 palestrantes e um expositor. Atendendo apenas ao transporte da palestrante Jacqueline Guerreiro. Deixando descoberto os palestrantes Sr. Manoel Sanches e Sr. Carlos Frederico Castello Branco (este, atendido em última hora pelo veículo da Guardiões do Mar) e o expositor Sr. Davi Barbosa.
Registre-se aqui o repúdio do Fórum à esta atitude altamente desrespeitosa por parte da SEMMAURB com a qual a Agenda 21 Local tem trilhado uma caminhada de parceria e trabalho em conjunto.
E registre-se também o agradecimento do Fórum às demais Secretarias Municipais como a SEMEC e SEMOSP. Assim como ao pronto atendimento da Comunicação da Prefeitura quanto a cobertura de filmagem durante todo o evento e da fotografia no turno da tarde, apesar do intenso calendário de atividades comuns neste período de final de ano.
Aproveitando o período propício a retrospectivas, tão comuns a passagem de um ano que se encerra ao que se inicia, que nossos passos itaboraienses avancem junto e com a mesma rapidez de evolução e progresso nacional e mundial.
Colocando em prática o lema da Agenda 21: "Pensar global, agir local"
Ivone Chaves de Oliveira
Coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente aqui!