segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FÓRUM DA AGENDA 21 LOCAL APOIA PROGRAMA 5 R's NAS ESCOLAS



- ESTUDANTES DEFINEM MASCOTE DO PROGRAMA 5 R's NAS ESCOLAS

O Programa elaborado pela Coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí , também coordenadora da pasta de Educação Ambiental da SEMEC, foi implementado juntamente com Coordenadora Márcia Mendes nas escolas da rede municipal de ensino, em Itaboraí.
 
Tendo como escopo a sustentabilidade pela prática da Redução, Reciclagem, Reaproveitamento, Reutilização e o ato de Repensar novas formas de destinação dos diferentes tipos de resíduos.
A premiação deu-se na última 3ª feira (30/08/11), na E. M. Profª Cecília Augusta dos Santos.
Vide reportagem abaixo, postada em
 www.itaborai.rj.gov.br


"Reduzir, Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar e Repensar. Com o desenho estampado na camisa, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec), através do Programa de Educação Ambiental realizou na tarde da última terça-feira (30/08), a premiação do concurso para escolha da logomarca do programa na Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras.
O concurso, realizado em 2010, contou com 57 alunos participantes, divididos em 20 escolas municipais. Os estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental necessitaram de criatividade e coerência com o tema: Os 5R's nas escolas: A Educação Ambiental mudando paradigmas. Sendo julgados por uma comissão da Semec.
Para a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semec, Ivone Chaves, o concurso teve o objetivo de estimular a criatividade a partir da temática proposta pelo programa, expressando por meio de desenho, um mascote para o programa. “Queríamos que o nosso mascote foi feito pelos próprios alunos. Levamos a proposta para todas as escolas, e estamos felizes com a receptividade com a questão ambiental. Percebemos que as unidades escolares estão promovendo discussões que possibilitam uma maior conscientização na comunidade escolar”.
O evento premiou os três primeiros lugares, com MP4, exemplar da Agenda 21 e camisa para o 1° lugar e kit desenho mais camisa para o 2° e 3° lugar. “Desde criança gosto de desenhar, mas nunca tinha participado de um concurso. Fiz um desenho de fácil entendimento para todos”, disse a ex-aluna da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, Franciellen Farias de Oliveira, 15 anos. Também receberam prêmios, os alunos Gabriel Figueiredo de Carvalho, da mesma escola e Juliana Vieira Bezerra Salles, do Ciep Municipalizado Joaquim Pedro de Andrade.
Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semec, Márcia Ferreira Mendes, todos os 57 alunos participantes terão direito a bolsa de estudo de desenho na Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa pela Secretaria de Educação Cultura. “Temos que valorizar os talentos dos nossos alunos. Tivemos desenhos maravilhosos”.

Reportagem: Thaís Azevedo

Ivone Chaves de Oliveira

Coordenadora geral do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!