quarta-feira, 29 de maio de 2013

Comemoração ao dia do Pau Brasil no CIEP 424 Pedro Amorim


Ações Inovadoras nas Comemorações do Dia do Pau Brasil no Ciep 424 Pedro Amorim

Há três anos, desde que foram plantadas as primeiras mudas de Pau Brasil no CIEP 424 Pedro Amorim, pela turma do então 9º ano, que hoje cursa o 3º ano do EM, comemora-se na Escola, duplamente, o dia do Pau Brasil e o aniversário das arvorezinhas.



O Ciep 424 Pedro Amorim celebrou pela terceira vez o plantio das primeiras mudas que fizeram parte do projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar, doadas e plantadas pela ActionShop em parceria com a ONG Meu Querido Pau Brasil. Essa comemoração também foi realizada devido a proximidade da Semana do Meio Ambiente, dando início aos projetos desse evento.

O objetivo das comemorações é levar os alunos a conhecer e reconhecer a importância desta árvore para a nossa história, pois atualmente, a espécie está tão ameaçada de extinção quanto diversas outras que compõe a Mata Atlântica.


Conforme todos os anos, as comemorações deste terceiro aniversário, começaram com uma exposição de fotos da festa do aniversário anterior das primeiras mudas plantadas e dos trabalhos realizados pelos alunos.


A inovação se deu em dois momentos. Após a execução do Hino Nacional, ao invés das palestras brilhantemente ministradas nas comemorações dos anos anteriores, pelos ambientalistas Arthur Prohmann e Heleno de Jesus Cruz, foi feita uma breve exposição do assunto seguida por uma divertida enquete com oferta de brindes, realizada pela Jornalista Liliane Prohmann.



A outra inovação ficou por conta da atual diretora, Cristiana Fábia, que mandou fazer um delicioso bolo para a comemoração.




Conforme todos os anos, as comemorações foram finalizadas com um “abração” nas “arvorezinhas” que já produzem sombra e o clássico “Parabéns para você” – com direito a bolo - em homenagem ao aniversário de três anos dos pés de Pau Brasil.


Além da diretora Cristiana Fábia e da Jornalista Liliane Prohmann, o evento contou ainda com a dedicação e participação da Animadora Cultural, da Equipe de Coordenação Pedagógica, dos professores, dos alunos, dos amigos da escola – destacando a presença de Nelson França, da Agenda 21 Itaboraí – sob o comando da Professora de Ciências, Josiane Almeida.



A abordagem sobre o Meio Ambiente é fundamental na Educomunicação, que se trata de um conjunto de práticas voltadas para a formação e desenvolvimento da comunicação educativa do ambiente. O CIEP 424 Pedro Amorim pratica a educomunicação e uma das formas é fazer com que o dia do Pau Brasil seja sempre lembrado através dessas celebrações.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!