sábado, 14 de janeiro de 2012

O tema IMPACTO AMBIENTAL ganhou destaque neste sábado, na rádio Fluminense 540 AM, na mesa redonda do programa “Sua Cidade e Seus Valores” sob o comando do radialista Nelson Carneiro".


O tema IMPACTO AMBIENTAL ganhou destaque neste sábado, na rádio Fluminense 540 AM, sob o comando do radialista Nelson Carneiro.
Nelson alerta para a temática “retilinização do Rio Guaxindiba”, principal rio do município de São Gonçalo, com 29 km de extensão desde a sua nascente até a foz na Baía de Guanabara; que assim como os demais rios da região, vem sofrendo intenso processo de assoreamento e recebendo grande carga de esgoto doméstico.
Fato em destaque, é que além dos rios em São Gonçalo, o município contava também com três lagoas: Capote (Anaia), do Coelho e Boa vista. Que hoje não existem mais!
Comungando com a sua preocupação e presentes na referida programação, Ivone Chaves, educadora ambiental e atual Coordenadora Geral do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí, e, Heleno Cruz, ambientalista e também membro do colegiado de coordenadores do mesmo fórum, esclarecem à população a preocupação planetária das Agendas 21, com berço na Rio 92 (ou Eco 92) e no seu papel principal: a promoção de políticas públicas, principalmente nas denominadas Agendas 21 Locais.
O programa deu-se de forma interativa, com participação dos ouvintes, em transversalidade a outras temáticas pertinentes principalmente nessa região do Leste das Bacias, contemplando as três principais cidades: Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, que coincidentemente (ou não) teve noticiado no jornal O Fluminense, 2002, a grave situação, em ocasião a significativa diminuição da vazão dos Rios Macacu e Guapiaçu, tendo o abastecimento de água reduzido e posteriormente interrompido, comprometendo o abastecimento de água de quase 2 milhões de pessoas das referidas cidades.
Ivone e Heleno destacam o notório saber das legislações ambientais que versam sobre a situação das Bacias hidrográficas, da preservação da Baía de Guanabara e outras mais que atentem para a preservação da vida, com ainda muito pouca praticidade cotidiana, e, paralelamente menos ainda difusão da educação ambiental às populações impactadas.
A quem se apodera se dê as respectivas responsabilidades: governo, empresas e sociedade civil, cada qual a sua parte, mediante a proporção de ações. Respondendo em concomitância às suas faltas e impactos negativos já ocasionados, com suas seqüentes leis compensatórias; tendo o mesmo grau de importância às Audiências Públicas!
Em tempo, com término nesta epígrafe, registre-se sobre a Audiência Pública pertinente ao Projeto do Emissário Submarino do Comperj, em Marica e Itaboraí, marcado pelo INEA/ IBAMA, ambos no horário das 19h, a saber:
  1. Dia 24/01/12, em Marica: CIEP Brizolão 391 – Prof. Robson Mendonça Lou, sito à Leito da Estrada de Ferro, nº 05, Inoã;
  2. Dia 25/01/12, em Itaboraí: CIEP Brizolão 129 – José Maria Nanci, sito à Av. Flávio Vasconcellos, sem nº. Venda das Pedras.
Ivone Chaves de Oliveira
Coordenadora Geral do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui!