quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Fórum da Agenda 21 Local de Itaboraí comemora 179 anos do Município nos desfiles cívicos

A cidade de Itaboraí completou na terça-feira, 22 de maio, 179 anos de emancipação político–administrativa.  Em comemoração aos 179 anos de Emancipação Político Administrativa a Prefeitura de Itaboraí, preparou uma série de desfiles cívicos no município durante este mês para homenagear a cidade.
O Fórum da Agenda 21 Local de Itaboraí não poderia ficar de fora. Num clima de muita alegria alguns membros do Fórum mostraram que estão unidos por uma Itaboraí melhor.

Durante o Desfile vária pessoas vieram parabenizar os integrantes pelo desfile, se mostrando felizes por ver a cara do fórum na rua. Segundo o Professor Arthur Chrispino, coordenador Geral do Fórum, esse é o começo de diversas atividades que o fórum vai realizar na cidade para mostrar a população que tem um grupo de cidadãos preocupados com o crescimento Sustentável da cidade.
Um agradecimento especial para:  VIVIANE RODRIGUES, LUCIANO SILVEIRA, MAGALI CARDOSO, LENADRO, MARIA DOS SANTOS, JESSICA, ROSE DE AZEVEDO, MARIA DE LOURDES, ANA MARIA, ELIAS SOARES, PAMELA PINHEIRO, ZEDEQUIAS, ELZA GOMES, GI LDA,MARIO, SABINO, JOYCE, MARIA DAS GRAÇAS, NEUSA, ANDREIA e PROF ARTHUR CHRISPINO, bem como `as instituições, FACNEC, SEMMAURB,SEMEC, LIONS CLUBE E AMBRSJ pela participação.

terça-feira, 15 de maio de 2012

PARCEIROS DO MEIO AMBIENTE CELEBRAM O DIA DO PAU-BRASIL NO CIEP 424 PEDRO AMORIM


Árvore símbolo nacional, o Pau-Brasil originou o nome do país e foi a primeira atividade econômica desenvolvida pelos portugueses em terras brasileiras. Por sua importância, foi instituído o dia 3 de maio como o Dia do Pau-Brasil. A data foi mais uma vez lembrada pelo CIEP Brizolão 424 Pedro Amorim, escola engajada com as causas ambientais e localizada em Visconde de Itaboraí. A comemoração contou com exposição de fotos, discurso de ambientalistas, plantio de novas mudas e abraço simbólico nas árvores que completaram 2 anos de vida.

Abrindo a celebração, uma exposição de fotos da festa do primeiro aniversário das primeiras mudas plantadas e dos trabalhos realizados pelos alunos. Após a execução do Hino Nacional, foi realizada uma palestra sobre Desenvolvimento Sustentável, ministrada pelo ambientalista Arthur Prohmann. Em seguida, foi dado um “abração” nas “arvorezinhas” que já produzem sombra. Para finalizar, o clássico "Parabéns para você", em homenagem ao aniversário de dois anos dos pés de Pau-Brasil.


Aproveitando a oportunidade, o ex-subsecretário do Meio Ambiente de Itaboraí e atual Sub Comandante da Guarda Municipal Ambiental de Tanguá, Heleno de Jesus Cruz, proferiu algumas palavras para os alunos, ressaltando a importância do envolvimento de todos na preservação do Meio Ambiente. Além das pessoas citadas, o evento contou ainda com a participação da animadora cultural, da coordenadora pedagógica, dos professores, dos alunos, dos amigos da escola sob o comando da professora de Ciências, Josiane Almeida. 

Em razão da comemoração do Dia do Pau-Brasil, cujo plantio das primeiras mudas fez parte do Projeto Intervenção da Agenda 21 Escolar e da proximidade da Conferência Rio+ 20, a ActionShop, em parceria com a ONG Meu Querido Pau Brasil, celebrou pela segunda vez esta importante data no CIEP 424 Pedro Amorim. Por considerarem a abordagem sobre o Meio Ambiente fundamental na educação infantil, o Dia do Pau-Brasil será sempre lembrado através destas celebrações.


sábado, 12 de maio de 2012

ProJovem Urbano com inscrições prorrogadas


"Para quem estiver interessado em concluir o ensino fundamental e conquistar uma qualificação profissional a chance é agora. Até o dia 15 de junho estarão abertas as inscrições para 200 vagas no ProJovem Urbano para jovens com idade entre 18 e 29 anos que ainda não concluíram o ensino fundamental.

O Programa Nacional de Inclusão dos Jovens é uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal e tem por objetivo atender a demanda da população que queira terminar o Ensino Fundamental acrescido de iniciação profissional. Este ano, serão oferecidos cursos de qualificação profissional nas áreas de Administração e Telemática.

De acordo com a coordenadora geral do ProJovem Urbano de Itaboraí, Sheila Darci Marinho, desde a implantação do programa no município, em setembro de 2008, já foram formados aproximadamente 800 alunos. “O programa visa resgatar a cidadania dos alunos que não tiveram a oportunidade de estudar na idade apropriada”, afirmou.

Durante os 18 meses, os alunos, já alfabetizados, receberão material didático, uniforme, alimentação, auxílio-transporte e bolsa-auxílio mensal no valor de R$100,00, estimulando assim o aprendizado. As aulas serão presenciais e acontecerão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h20, nas escolas municipais Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação, Genésio da Costa Cotrim, na Reta Nova, Antônio Joaquim da Silva, em Manilha, e Prof° Pedro Alves de Araújo, em Itambi.

As inscrições serão realizadas na secretaria municipal de Educação e Cultura, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, n°431, Centro. Os interessados devem levar original e cópia dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, comprovantes de escolaridade e residência, carteira de trabalho, título de eleitor e duas fotos 3x4."


ASCOM
Reportagem: Thaís Azevedo
Foto: Divulgação
Mais Notícias: www.itaborai.rj.gov.br


GT/Comunicação

Terceira edição do evento contou com espaço de divulgação das Agendas 21 Locais

"Nos dias 3 e 4 de maio foi realizado o 3º Congresso Fluminense dos Municípios (CFM), iniciativa da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ). Com o objetivo de promover a melhoria da gestão do governo na sustentabilidade, o evento contou com a participação de gestores públicos municipais, além da presença de Fóruns Locais da região do Leste Fluminense.

Durante os dois dias de congresso, houve um espaço de divulgação do trabalho das Agendas 21 Locais da região do Leste Fluminense. No estande, os participantes do evento puderam conferir os documentos das Agendas 21, materiais de divulgação e informações sobre como participar do projeto.



De acordo com Vânia Lemes, coordenadora de comunicação do Fórum da Agenda 21 de São Gonçalo, o congresso contribuiu para a divulgação do trabalho dos Fóruns. “O evento foi bom para dar visibilidade às Agendas, pois teve a presença de muita gente que não conhecia o projeto. E quanto mais publicidade para o nosso trabalho, melhor”.

Gerson Vieira de Lima, coordenador do Fórum de Casimiro de Abreu, também aprovou a iniciativa. “Os assuntos tratados serão de grande utilidade para o Fórum, como a educação voltada para a sustentabilidade”.

Também estiveram presentes no congresso os Fóruns de Itaboraí, Magé, Niterói, Rio Bonito, Saquarema e Tanguá.

Para Janete Abrahão, coordenadora de meio ambiente da AEMERJ, o evento atingiu as expectativas. “O principal resultado do congresso foi a criação de um espaço de articulação entre os gestores públicos e a sociedade civil”."

A matéria acima é uma reprodução fiel do site: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/congresso-fluminense-de-municipios-discute-pauta-sustentavel-na-gestao-municipal

GT/Comunicação

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Sine de Itaboraí oferece 90 vagas de emprego


O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Itaboraí oferece, em caráter emergencial, 90 vagas de emprego. Ao todo, serão 40 vagas para carpinteiros, 30 para pintores predial, 10 para mecânicos montadores e 10 para maçariqueiros. “Estamos nos empenhando ao máximo para conseguirmos inserir o maior número de trabalhadores no mercado de trabalho e, para isso, não mediremos esforços”, afirmou a diretora do Sine, Talita Camacho.

Para concorrer às vagas de mecânico e maçariqueiro, os interessados devem comparecer à unidade do Sine nesta quarta-feira (09), às 8h e às 14h. Já o recrutamento para a área de carpintaria e pintor predial acontecerá na próxima quinta-feira (10), às 8h. É necessário comprovar, no mínimo, seis meses de experiência na carteira de trabalho e ter ensino fundamental completo.

Os candidatos deverão apresentar os documentos originais de carteiras de trabalho e identidade, CPF, título de eleitor, PIS e comprovante de residência. O Sine de Itaboraí fica na Avenida 22 de Maio, nº 5.300, Centro.

ASCOM
Reportagem: Francine Carla
Foto: Sandro Giron
Mais notícias: www.itaborai.rj.gov.br



Luciano Silveira

secretário executivo