sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

II SEMINÁRIO DA AGENDA 21 DE ITABORAÍ SUSTENTABILIDADE E PARTICIPAÇÃO RUMO À RIO +20


   No dia 15/12/2011, 8h às 17h, ocorreu o II Seminário da Agenda 21 de Itaboraí, no CIEP Brizolão 415 - Miguel de Cervantes, em Manilha-Itaboraí. Evento marcado por momentos riquíssimos em palestras com alto grau de excelência, no turno da manhã, nas falas de Jackeline Guerreiro, Marcelo Marujo e Carlos Frederico Castello Branco (Calico); em local seguido do mesmo nível de acolhimento, proporcionado pela gestora Iara Silva e referida equipe do CIEP 415.

O trabalho do turno da tarde seguiu-se a encaminhamentos como: formação de grupos de trabalho, contando com a representatividade do 1º, 2º e 3º setores da sociedade, com vistas a confecção de uma carta proposta para que Itaboraí organize o 4º Encontro de Centros de Educação Ambiental e cartas que apontem a problemática relacionada a falta de recursos específicos aos fóruns de Agendas 21 Locais, com solicitação de posicionamento por parte dos governos das esferas Federal, Estadual e Municipal.

Também foram retirados nomes para compor o GT do Fórum, com vistas ao acompanhamento no projeto de capacitação e utilização em Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA) nos laboratórios de informática, na FACNEC de Itaboraí.

Posteriormente à criação dos GT's acima, os participantes do Seminário realizaram a leitura das metas que constam no Plano Municipal de Educação, no item Educação Ambiental, no que concerne à criação do Centro de Educação Ambiental em Itaboraí, fazendo ajustes às já existentes e criando novas metas condizentes a situações atuais da cidade.

Esse movimento foi apenas um exercício diagnóstico inicial na estrutura documental/legal existente na cidade. Posteriormente, a construção do referido projeto será ampliado, de modo que o CEA de Itaboraí, dentro da discussão da Rede CEAs, venha atender aos principais anseios das comunidades e demais setores sociais do município.

O dia foi marcado com intensa troca, possibilitado por um quadro considerável de parceiros locais e apoios governamentais Estadual e Municipal.

Infelizmente, também marcado por situações inesperadas e de constrangimento pela falta do cumprimento acordado por parte da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com um membro do Fórum da Agenda 21 Local; que seria responsável pelo transporte de 3 palestrantes e um expositor. Atendendo apenas ao transporte da palestrante Jacqueline Guerreiro. Deixando descoberto os palestrantes Sr. Manoel Sanches e Sr. Carlos Frederico Castello Branco (este, atendido em última hora pelo veículo da Guardiões do Mar) e o expositor Sr. Davi Barbosa.

Registre-se aqui o repúdio do Fórum à esta atitude altamente desrespeitosa por parte da SEMMAURB com a qual a Agenda 21 Local tem trilhado uma caminhada de parceria e trabalho em conjunto.

E registre-se também o agradecimento do Fórum às demais Secretarias Municipais como a SEMEC e SEMOSP. Assim como ao pronto atendimento da Comunicação da Prefeitura quanto a cobertura de filmagem durante todo o evento e da fotografia no turno da tarde, apesar do intenso calendário de atividades comuns neste período de final de ano.

Aproveitando o período propício a retrospectivas, tão comuns a passagem de um ano que se encerra ao que se inicia, que nossos passos itaboraienses avancem junto e com a mesma rapidez de evolução e progresso nacional e mundial.

Colocando em prática o lema da Agenda 21: "Pensar global, agir local"


Ivone Chaves de Oliveira

Coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí

sábado, 10 de dezembro de 2011

"Sustentabilidade e Participação Rumo à Rio +20"

Inicio parafraseando: "gentileza gera gentileza"; nos deixou registrado nos muros das ruas da cidade do Rio de Janeiro, o saudoso Profeta Gentileza. Mas, neste momento, eu não estou me referindo àquele 'obrigado' dito após uma gentileza civilizada, praticada diariamente e que faz parte da postura profissional ou ainda, da postura que nos passam como sendo a mais educada.

Agradeço, enquanto reconhecimento de apoio, demonstração de apreço, particularmente àqueles e àquelas, que não têm obrigação alguma de ter-nos atendido. Pois no mundo em que vivemos, seja gigante ou minúsculo, não há tanta gente disposta a colaborações. Seja por falta de tempo, de sensibilidade, se sonhos, de humanização ou simplesmente, não se dispõe a fazer as coisas "andarem" sem se beneficiarem diretamente pelo que representa esta ajuda. Por isso mesmo o valor é imenso!

E a gratidão, ou a "gentileza" não se manifesta apenas quando se recebe, mas sim quando se ajuda, quando se dispõe.

Assim, juntos superamos obstáculos, desafios e rompemos tabus!

O que faz o mundo se tornar, se não melhor, ao menos muito diferente. Assim, se faz um fórum ser qualificado, como o nosso! Assim se faz o Fórum da Agenda 21 de Itaboraí!

Em mais um passo galgado, como no II SEMINÁRIO AGENDA 21 ITABORAÍ: SUSTENTABILIDADE E PARTICIPAÇÃO RUMO À RIO +20; exercitamos a práxis deixada nas ruas pelo profeta Gentileza, e, ainda um pouco mais, na expressiva coletividade da construção de um bem comum à cidade de Itaboraí, traçando o esboço de um Centro de Educação Ambiental que vai além dos muros das mais simples concepções. 

Em poucas palavras não invento. Retorno ao que parafraseei no início deste e retorno o melhor de mim, ao que recebo do melhor de todos que compõe a Agenda 21 Local.

Neste fim de ano expresso os meus desejos enquanto voz do Fórum, de um natal de "gentilezas" entre todos com quem nos relacionamos e nada mais nada menos, do que ressoar a palavra: OBRIGADA!
Feliz 2012!





Ivone Chaves de Oliveira
Coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí