sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Reunião ordinária na CDL
















Convidamos a (todo) e (toda) cidadã itaboraiense para nossa reunião ordinária, afim de, complementar a primeira reunião (mês de Setembro) realizada na sala da Agenda 21 de Itaboraí. Tivemos várias discussões, na primeira reunião, onde debatemos arrespeito da pauta a seguir:

Pauta do mês de Setembro:

 - Apresentação do GT de comunicação;
 - Passeio ciclístico;
 - Eleição da Coordenadoria do Fórum da Agenda21 - Pleito;
 - Seminário.

Arrespeito da formação do Pleito serão inscritos com direito a votar e serem votados, dentro do prazo previsto, as instituições dos  2º e 3º Setores cadastrados no Fórum 21 até 30 dias antes do Pleito, e que tenham Assiduidade nas 03 (três) reuniões ordinárias anteriores ao evento.
Pessoas físicas cadastradas após o término do prazo terão direito a voz, sem direito a votar.
Mais informações pelo tel: (21) 3639-1408 ramal 320 - E-mail: agenda21itaborai@gmail.com

O endereço da CDL é: Av. 22 de Maio 5139 - centro de Itaboraí - S/L 202
O início da reunião será às 18:30h

Aguardamos a sua presença. Venha e acrescente!

Reunião da Agenda21 14/09


                                          Reunião ordinária 

Nesta quarta feira, 14/09, aconteceu a reunião ordinária da Agenda21 de Itaboraí. Na reunião, cumprindo a pauta, foi homologado o voluntariado GT (Grupo de Trabalho) de comunicação perante a coordenação do Fórum; composto por Manuela Nygaard e Nelson Maria de França que apresentou seu trabalho perante o Fórum, ressaltando a importância das redes sociais e Blogs nas ações do Fórum da Agenda21 de Itaboraí e explanando arrespeito das ferramentas virtuais usadas como meio de dar voz as ações. 


A coordenação está organizando um passeio ciclístico com data prevista para o dia 15/10 com roteiro ainda a definir na próxima reunião ordinária, quarta feira, 21/09 na CDL (clube diretores lojistas de Itaboraí) às 18:30h. As inscrições para o passeio ciclístico serão abertas e divulgadas brevemente nas redes sociais, aqui no Blog e na sala da Agenda21 de Itaboraí.


Já existe uma data definida para o pleito da coordenação da Agenda 21 de Itaboraí. A data será no dia 27/10; a data limite de cadastramento para concorrer é de 30 dias antes do pleito, ou seja, até dia 27/09, na sala da Agenda 21.


Fechando a discussão da pauta foi discutido a organização do Seminário com previsão para o mês de Novembro de 2011.


Toda a discussão será complementada na próxima reunião na CDL, quarta feira, 21/09/11.


Dentre os participantes contamos com a participação do Instituto E que muito enriqueceu a discussão.





Ivone Chaves de Oliveira

Coordenadora Geral do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí



segunda-feira, 5 de setembro de 2011

FÓRUM DA AGENDA 21 LOCAL APOIA PROGRAMA 5 R's NAS ESCOLAS



- ESTUDANTES DEFINEM MASCOTE DO PROGRAMA 5 R's NAS ESCOLAS

O Programa elaborado pela Coordenadora do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí , também coordenadora da pasta de Educação Ambiental da SEMEC, foi implementado juntamente com Coordenadora Márcia Mendes nas escolas da rede municipal de ensino, em Itaboraí.
 
Tendo como escopo a sustentabilidade pela prática da Redução, Reciclagem, Reaproveitamento, Reutilização e o ato de Repensar novas formas de destinação dos diferentes tipos de resíduos.
A premiação deu-se na última 3ª feira (30/08/11), na E. M. Profª Cecília Augusta dos Santos.
Vide reportagem abaixo, postada em
 www.itaborai.rj.gov.br


"Reduzir, Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar e Repensar. Com o desenho estampado na camisa, a Secretaria de Educação e Cultura (Semec), através do Programa de Educação Ambiental realizou na tarde da última terça-feira (30/08), a premiação do concurso para escolha da logomarca do programa na Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, em Outeiro das Pedras.
O concurso, realizado em 2010, contou com 57 alunos participantes, divididos em 20 escolas municipais. Os estudantes do 5° ao 9° ano do ensino fundamental necessitaram de criatividade e coerência com o tema: Os 5R's nas escolas: A Educação Ambiental mudando paradigmas. Sendo julgados por uma comissão da Semec.
Para a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semec, Ivone Chaves, o concurso teve o objetivo de estimular a criatividade a partir da temática proposta pelo programa, expressando por meio de desenho, um mascote para o programa. “Queríamos que o nosso mascote foi feito pelos próprios alunos. Levamos a proposta para todas as escolas, e estamos felizes com a receptividade com a questão ambiental. Percebemos que as unidades escolares estão promovendo discussões que possibilitam uma maior conscientização na comunidade escolar”.
O evento premiou os três primeiros lugares, com MP4, exemplar da Agenda 21 e camisa para o 1° lugar e kit desenho mais camisa para o 2° e 3° lugar. “Desde criança gosto de desenhar, mas nunca tinha participado de um concurso. Fiz um desenho de fácil entendimento para todos”, disse a ex-aluna da Escola Municipal Professora Cecília Augusta dos Santos, Franciellen Farias de Oliveira, 15 anos. Também receberam prêmios, os alunos Gabriel Figueiredo de Carvalho, da mesma escola e Juliana Vieira Bezerra Salles, do Ciep Municipalizado Joaquim Pedro de Andrade.
Segundo a coordenadora do Programa de Educação Ambiental da Semec, Márcia Ferreira Mendes, todos os 57 alunos participantes terão direito a bolsa de estudo de desenho na Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa pela Secretaria de Educação Cultura. “Temos que valorizar os talentos dos nossos alunos. Tivemos desenhos maravilhosos”.

Reportagem: Thaís Azevedo

Ivone Chaves de Oliveira

Coordenadora geral do Fórum da Agenda 21 de Itaboraí